segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Morre Freddie Mercury, aos 45 anos de idade

Em 24/11/1991: Freddie Mercury, vocalista do Queen, morre aos 45 anos de idade. Faziam alguns meses que circulavam rumores que Freddie estava com AIDS, mas o vocalista só assumiu oficialmente a doença que o mataria no dia 23 de novembro, menos de 24 horas antes de falecer.

Lamb Of God: "novo disco é realmente cru e autêntico"

Mark Morton, guitarrista do LAMB OF GOD, recentemente falou para o "Metal File", da MTV.com, sobre "Wrath", o mais novo álbum da banda de Richmond, Virginia, que deve sair em 24 de fevereiro de 2009.
De acordo com Morton, os membros do LAMB OF GOD decidiram antes mesmo de escrever uma única nota para "Wrath", que queriam fazer um álbum que não se parecesse em nada com "Sacrament", de 2006, e o guitarrista sente que eles conseguiram fazer exatamente isso.
"Geralmente tentamos fazer algo novo todas as vezes", disse ele. "Este disco eu acho que é propositalmente um pouco mais cru e agressivo do que 'Sacrament', que era realmente muito dinâmico em todos os sentidos, com músicas bem colocadas – além de produzido com muito peso. Mas este novo é realmente cru e autêntico, em todos os aspectos, nele nós celebramos as imperfeições. Escolhemos o som que vai estar no álbum baseado mais na característica e personalidade que possui do que uma completa precisão mecânica. Tem muito mais a ver com a vibração e a atitude nas sessões de gravação do que algo do tipo 'Nossa, isso ficou perfeito'. Foram justamente as músicas perfeitas que nós jogamos fora, porque eram muito estéreis".
"Os tons de guitarra estão um pouco mais limpos do que o normal", acrescentou. "Ficamos meio que convencidos de que o limpo é pesado. A tonalidade mais clara é muito mais pesada do que aquela super saturada. É realmente mais cru, soa mais natural, mais orgânico, o que por si só é algo revolucionário nos dias de hoje, com a molecada fazendo gravações de áudio profissionais em seus próprios quartos, em seus laptops, cortando e colando fraseados e acordes. Fazer uma gravação completamente avançada, com um som robótico da era espacial, já não é mais algo tão avançado. Acho que hoje em dia fica até mais avançado fazer um álbum que se pareça com uma banda de verdade tocando. Não me entenda mal – ele ainda soa ensaiado e planejado, porque realmente foi feito assim. Mas é simplesmente verdadeiro".

Strenght, Power, Will, Passion - Holy Moses


A careira do Holy Moses é cheia de história. Quase 30 músicos já fizeram parte do grupo nascido nos anos 80, com álbuns de grande repercussão ou registros que passaram em branco. Mas o Thrash metal alemão com a voz rouca de Sabina Classen continua firme, mesmo apesar do pouco reconhecimento.
Há bandas com vocal feminino muito mais prestigiadas, como Epica, Nightwish, Arch Enemy, Doro ou After Forever. Mas nenhuma delas pode ser considerada tão experiente no mundo do metal como o Holy Moses. O disco “Strenght, Power, Will, Passion”, lançado em 2005, e agora colocado no mercado brasileiro pela Dynamo Records, dá uma aula. Uma hora exata de puro thrash metal, com riffs poderosos, bateria rápida e os vocais urrados de Sabine, uma “diva” dos guturais. Desde o primeiro disco do grupo, “Queen of Siam”, lançado em 1986, Sabine já fazia história, muito antes de alguns de nós sequer entender o que seria o rock.
O álbum tem gravação sem aquela produção extrema, como vem acontecendo com as bandas de thrash metal, como Destruction ou Kreator. O áudio é mais ríspido, mas mesmo assim não deixa de ser empolgante, principalmente com aquela levada balançante tipicamente germânica.
A banda tem uma história imensa, e olhar para o passado do Holy Moses é ver gente de peso já tendo escrito um pouco da história do grupo. Nomes como do guitarrista Thilo Hermann (Grave Digger, Running Wild), do baixista Dan Lilker (Nuclear Assault), assim como o baterista Uli Kusch (Helloween, Masterplan), é acreditar que o Holy Moses tem uma importância singular no metal mundial, e não é à toa, figura sempre entre as principais bandas de bons festivais europeus.
O disco é bem direto, com canções trepidantes, sempre encabeçadas pelo vozeirão de Sabina. Das melhores, “Angel Cry”, “I Will”, “Space Clearing” e “Lost Inside” são alguns exemplos de bom Thrash Metal, com os riffs rasteiros da dupla de guitarristas Franky Brotz e Michael Hankel, além do baixista Alex DeBlanco e o batera Julien Schmidt. Destes, apenas Hankel continua no grupo, junto é claro, com Sabine.
E um novo disco está prestes a aparecer por aqui. “Agony of Death”, já foi lançado, e promete ser um dos destaques de 2008, se mantiver a linha dos últimos trabalhos do Holy Moses. Mas antes de buscar este lançamento, não deixe de conferir “Strenght, Power, Will, Passion”. Você não vai se arrepender.

Slayer: entrevista com Tom Araya na Rock Brigade

Em entrevista para a revista Rock Brigade, Tom Araya falou sobre o novo disco do SLAYER: "estamos com três músicas novas prontas (...) posso adiantar que são rápidas, na linha Slayer do inicio. Uma das músicas vai se chamar 'Psychopathy Red', que fala de um serial killer russo, para não faltar algo interessante em nossas letras".

Linkin' Park: disco ao vivo está disponível no MySpace

Road To Revolution", CD/DVD ao vivo do LINKIN' PARK, retratando o show realizado pela banda no dia 29 de junho no Milton Keynes National Bowl da Inglaterra, será lançado no dia 24 de novembro.
Para ouvir o áudio, basta acessar o MySpace oficial da banda: www.myspace.com/linkinpark

AC/DC: "Black Ice" ainda continua no topo das paradas

De acordo com a Reuters/Billboard, os roqueiros anglo-australianos do AC/DC apareceram pela primeira vez na parada “Hot Dance Club Party” nesta semana com "Rock N Roll Train", que entrou na pesquisa como no. 48. "Rock N Roll Train" também acabou com o reinado de sete semanas de "The Day That Never Comes" do METALLICA na parada Mainstream Rock Chart, baseada em rádio, da Billboard. O álbum que contém essa música, "Black Ice", que já foi topo de lista, é agora no. 6 na Billboard 200, vendendo 1,3 milhão de cópias nos Estados Unidos desde seu lançamento em 20 de outubro, de acordo com a Nielsen SoundScan.
O AC/DC começou sua turnê mundial promovendo o "Black Ice" em 28 de outubro em Wilkes-Barre, Pensilvânia. Filmagens amadoras feitas por fãs do show de 12 de novembro de 2008 no Madison Square Garden na cidade de Nova Iorque podem

Kiss: Gene reclama por ficar fora do Hall da Fama do Rock

Artigo do UOL informa que Gene Simmons não se conforma com o fato do KISS não estar no Hall Of Fame: "Existem grupos de disco, de rap, de folk iídiche no Hall da Fama do Rock, mas não o Kiss. Eu acredito que temos mais discos de ouro na América do que qualquer outro grupo, mas tudo bem", disse.

Torture Squad: mais mudanças na nova turnê européia

De acordo com o management do TORTURE SQUAD, a turnê que começará no Reino Unido no dia 20 de fevereiro passou por mais ajustes desde que foi anunciada.
Como já foi mencionado em artigos previamente publicados no WHIPLASH!, a banda de Seattle METAL CHURCH ficou de fora da turnê por razões de saúde envolvendo o vocalista Ronny Munroe.
Então agora ficou confirmado que no lugar dos legendários músicos do METAL CHURCH, estarão inclusos no ticket da turnê os pioneiros do Thrash Metal de San Francisco EXODUS e uma banda irlandesa chamada GAMA BOMB.

Exodus: shows na América Latina são adiados para março

Segundo o MySpace da banda EXODUS, a turnê sul-americana foi adiada para março de 2009.
"Devido à circunstâncias além do nosso controle, decidimos mudar as datas da nossa turnê sul-americana para até março de 2009. Pedimos desculpas aos fãs pela inconveniência, mas todos os ingressos comprados para os shows de novembro valerão para as as datas de março. Nós veremos lá".

Nightwish (Fortaleza, 15/11/08)

O ano de 2008 foi histórico para os cearenses apreciadores de heavy metal: começou em grande estilo, com a vinda dos alemães do HELLOWEEN, em abril, seguidos de apresentações do SHAAMAN, NAZARETH, ANDRÉ MATOS, da ex-vocalista do Nightwish TARJA TURUNEN e, agora, do próprio NIGHTWISH, encerrando a temporada e deixando os metaleiros com a impressão de que 2009 será talvez ainda mais promissor, já que, para o bem ou para o mal, os produtores musicais da terra finalmente perceberam que o metal é um bom negócio também por aqui.

• Rammstein: banda em estúdio e previsões de lançamento

Durante o mês de novembro o site oficial do RAMMSTEIN divulgou várias pequenas notas sobre o novo trabalho da banda. O baterista Christoph Schneider passou uma semana gravando em Los Angeles, e disse que gostou muito do resultado. Agora a banda toda está reunida num estúdio na Califórnia, gravando o restante das faixas, o que é um processo demorado.
Devido ao grande número de boatos que surgiram, o site oficial se manifestou, informando que o novo álbum só sai a partir de setembro do ano que vem. O primeiro single deve ser lançado até junho de 2009, e uma grande turnê terá início ainda em 2009 e se estenderá por 2010. Se essa for uma turnê mundial, integrantes da banda prometeram remarcar os shows que foram cancelados em 2005, o que inclui o Brasil

• Metallica: fã "corrige" mixagem do “Death Magnetic”

Uma remixagem caseira da faixa "Broken, Beat & Scarred" vem causando furor entre fãs do Metallica insatisfeitos com a qualidade de áudio do álbum “Death Magnetic”, lançado em setembro.
Utilizando um computador e um console de videogame, o australiano Tom Daly recombinou os seis canais de áudio existentes na versão para Guitar Hero III do disco. A seu gosto, ele adicionou efeitos para criar uma versão "filtrada" da canção.
Mais de 50 mil pessoas já acessaram a faixa no YouTube. Centenas de mensagens clamam para que Daly siga em frente com a empreitada e forneça aos fãs um "remix" completo do “Death Magnetic”.
O autor dedicou o experimento àqueles que, como ele, consideram que o material novo do Metallica é o melhor em muitos anos, mas ficaram "muito decepcionados" com a qualidade sonora do CD.
Entre as principais melhorias apontadas pelos fãs estão o volume do baixo de Rob Trujillo; o som da caixa de Lars Ulrich, bem como a clareza do bumbo e dos tons, com agudos mais discretos nos pratos; a maior presença da voz de James Hetfield; e um som menos espalhafatoso para o solo de Kirk Hammett.

Morre Freddie Mercury, aos 45 anos de idade

Em 24/11/1991: Freddie Mercury, vocalista do Queen, morre aos 45 anos de idade. Faziam alguns meses que circulavam rumores que Freddie estava com AIDS, mas o vocalista só assumiu oficialmente a doença que o mataria no dia 23 de novembro, menos de 24 horas antes de falecer.

Eric Carr, do Kiss, morre em decorrência de câncer

Em 24/11/1991: Eric Carr, baterista do Kiss, morre aos 41 anos de idade, em decorrência de complicações causadas por câncer no coração e nos pulmões.