quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cavalera Conspiracy: original, diversificado e sem preocupação com rótulos

É interessante como as pessoas mudam no decorrer dos anos. Atitudes antes impensáveis acabam sendo tomadas, transformando um ídolo em um verdadeiro vilão. No mundo da música pesada, um único deslize, pode colocar um artista consagrado em uma situação de descrédito total perante seus fãs.

No caso de Max Cavalera, foi exatamente o que aconteceu, muitos fãs antigos do Sepultura o culpam pelo lançamento do polêmico Roots e a mudança de sonoridade da banda. Sua saída traumática do maior grupo brasileiro de Metal até então, e a formação do polêmico Soulfly, fizeram com que muitos apreciadores de seu trabalho se desiludissem totalmente, pensando que jamais o músico voltaria a empolgar novamente.
Mero engano. Após um período de muitas experimentações e flertes com estilos nada convencionais, o quinto trabalho de estúdio do Soulfly, "Dark Ages" (2005), trouxe uma sonoridade pesada e que de certa forma se assemelhava ao início da carreira de Max, porém com uma dose cavalar de modernidade. Depois de "Dark Ages", os álbuns doSoulfly se tornaram cada vez mais pesados, as experimentações foram sumindo e dando lugar a composições mais agressivas e viscerais.
Apesar de alguns projetos, na minha óptica, serem desnecessários e não acrescentar muita coisa na carreira do músico (Killer Be Killed por exemplo), um outro, mostra-se bem relevante e coloca frente a frente simplesmente os fundadores do Sepultura: Max e Igor Cavalera.
O Cavalera Conspiracy possui dois álbuns de estúdio desde sua formação. "Inflikted" (2007) e "Blunt Force Trauma" (2011). Dois trabalhos fortes, cheios de atitude e que trazem dois dos maiores ícones do Metal Nacional fazendo o que sabem de melhor: Um Death/Thrash, com doses cavalares de Hardcore e muito Groove. Uma musicalidade bem original, diversificada e sem muita preocupação com rótulos.
Os dois registros agradaram boa parte dos antigos apreciadores da dupla e atraíram a atenção de muitos fãs da nova geração. Na iminência do lançamento do terceiro álbum "Pandemonium", foi liberada para audição uma das faixas que estará presente no novo petardo.
A música "Bonzai Kamakazi" é um Thrash direto, cheio de Riffs e linhas de guitarra marcantes. Veloz e agressiva, serve como uma prévia bem satisfatória e mostra o quanto a junção de Igor e Max pode ser proveitosa e render ótimos frutos.



Fonte: Whiplash.net


Nenhum comentário: