sexta-feira, 4 de novembro de 2022

ATTOMICA – “THE TRICK” (2018)

 


O Thrash Metal nacional sempre foi motivo de orgulho dos metalheads brazucas e, sem dúvida, esse estilo elevou o nome do Metal brasileiro para o resto do mundo. Nascida em 1987, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, a banda de Thrash Metal Attomica lançou, no dia 01/04/2018, seu quinto full lenght, “The Trick”, depois de um hiato de seis anos.


Não poderia ter sido escolhida uma canção melhor para abertura desse álbum do que “Give Me The Gun”, pois ela exala Thrash Metal americano old school e é impossível não notar a enorme semelhança da voz do baixista/vocal André Rod com a de Dave Mustaine (Megadeth).

Em seguida, vem outra canção que mantém a mesma temperatura da anterior. “Feeling Bad” é um Thrash Metal cadenciado, porém com seus momentos de rapidez com belos riffs e solos de guitarra de Marcelo Souza. A terceira é um dos singles do “The Trick” e foi tema do videoclipe,“Kill The Hero”. Essa música, notavelmente, mistura influências de Megadeth, Metallica e Testament, possuindo um refrão fortíssimo e que gruda na mente logo nas primeiras audições. O outro single do álbum, também vídeo clipe, vem na sequência. “The Last Samurai”, que é mais acelerado que “Kill The Hero” e faz com que a alta vibração das canções anteriores permaneça. Destaco ainda a bela performance de bateria de Argos Danckas, não somente em “The Last Samurai” como em todas as tracks do “The Trick”.




“The Trick/You Bet”, quinta faixa do álbum, é candidata a clássica do Attomica, pois ela tem um riff que pega na veia, uma bateria destruidora, solos de guitarras que misturam técnica e feeling na medida certa, além da qualidade vocal presente em todas as composições desse belo trabalho, por isso a elegi minha preferida. A sexta canção, “The Endless Cycle”, introduz com um clima completamente diferente, dedilhado de guitarra e voz suave por quase três minutos para só depois acelerar um pouco o seu ritmo e se rechear de surpreendentes solos de guitarra num performance para lá de feliz de Marcelo Souza.

A pegada é mais Heavy Metal tradicional na canção “Land of Giants”, penúltima do álbum, um instrumental que proporciona um momento ímpar dentro do “The Trick”. O registro se encerra com “Mistery”, gravada pelo vocalista Alex Rangel, falecido num acidente automobilístico com somente 39 anos, no auge de sua carreira, seu vocal era recheado de variações e agudos. Essa foi mais um perda lamentável para o Metal.

“Mistery” foi incluída no “The Trick” como uma homenagem póstuma a Alex Rangel. A qualidade da gravação deixa absolutamente nada a desejar, tudo pode ser ouvido com extrema nitidez e perfeita equalização de volumes.

Fonte: Mundometalbr.com

Nenhum comentário: