O fim de tarde desta sexta-feira (10) pegou muitos fãs de surpresa com a notícia da morte de Neil Peart, lendário baterista do Rush, aos 67 anos. O músico faleceu devido à um câncer no cérebro, diagnosticado há três anos.
Mais do que um grande baterista, Neil Peart foi lendário, foi genial, foi um marco para a história do rock e da música. Não é exagero dizer isso, pois o canadense influenciou gerações de músicos, ao revolucionar com uma técnica diferenciada e virtuosidade com as baquetas.
Não é à toa que se inspirou em grandes nomes, como Keith Moon e John Bonham. Aos 13 anos começou o seu amor pela bateria. Vagou por diversas bandas na juventude, até que o ano de 1974 foi o diferencial em sua vida, quando se juntou ao baixista Geddy Lee e ao guitarrista Alex Lifeson no Rush. Desde então, fizeram história no rock.
Dono de uma técnica apurada, com estilo limpo, refinado, mas ao mesmo tempo virtuoso e firme, Neil Peart era bastante versátil nas influências, como o rock clássico e o jazz. Assim, demonstrou ao mundo um grande jogo de domínio de ritmos, que foram a sua marca no rock progressivo do Rush.
Sua genialidade o tornou lendário. Pois cada toque, cada ritmo, mudança, enfim, tudo na bateria era feito com perfeição por Neil. Tocava de uma maneira organizada que impressiona pela qualidade.
Além da técnica, Peart também era ótimo letrista, com temas intimistas e pessoais que foram um marco para o Rush. Naturalmente, se firmou como o letrista principal do Rush. Por sinal, adorava se aventurar por temas complexos, como ficção científica, fantasia e filosofia, assim como temas seculares, humanitários e libertaristas.
Um grande escritor, lançou obras como “Ghost Rider: Travels on the Healing Road”, na qual divide como se recuperou dos dramas familiares que passou no final dos anos 1990, quando perdeu filha e esposa de forma trágica. Mesmo com o drama pessoal, mergulhou em seu próprio universo, caraterístico de sua personalidade mais introvertida, que acabou complementando em sua forma de tocar.
Neil é um dos bateristas mais influentes do rock e fora dele. É tido como referência em diversas vertentes, do rock progressivo e até fãs de metal. Sem dúvidas, é apontado como um dos maiores de todos os tempos em seu instrumento.
Fonte: Roadie-metal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário