Você certamente sabe quem é Charles Milles Maddox. Se não o reconheceu pelo seu nome de batismo, vai o conhecer pelo seu "nome artístico": o cidadão em questão é Charles Manson, criminoso estadunidense que ficou famoso ao criar a "Família Manson", que cometeu nove assassinatos em 1969. Entre as vítimas, estava a atriz Sharon Tate, que na ocasião, estava grávida de seu marido, o diretor de cinema Roman Polanski.
O álbum em questão é "Draconian Times", lançado em 1995. O trabalho apresenta uma mistura de doom, gothic e heavy metal, capaz de agradar até mesmo os ouvidos menos acostumados com o som pesado e dark que o grupo fazia no início da carreira. "Draconian Times" é o quinto trabalho do PARADISE LOST e teve dois singles: "The Last Time" e "Forever Failure", sendo que esta última é a razão da banda se envolver com as atrocidades cometidas pela seita comandada por Manson.
Além de ser uma música que resume muito bem a proposta musical do PARADISE LOST, "Forever Failure" chama a atenção por outro fator: os discursos de Charles Manson, que podem ser ouvidos no início e na metade da música. Aperte o play e confira as falas do falecido criminoso, no início e por volta dos três minutos.
Segundo o guitarrista e compositor Gregor Mackintosh, a ideia veio após a banda assistir um documentário sobre a vida de Manson. "Tínhamos acabado de assistir um documentário de Charles Manson, chamado ‘The Man Who Killed The Sixties’, e havia uma parte realmente comovente em que ele resume todo o documentário e pensamos que deveríamos usá-la na música". Nos trechos citados pelo guitarrista, Manson basicamente diz que não entende o significado de "sentir muito" por alguma coisa que foi feita.
Porém, não foi tão fácil conseguir a fala de Manson. Apesar de ter conseguido o PARADISE LOST (literalmente) paga por isso até hoje. "Eu não tinha ideia que seria tão difícil conseguir, mas nós pegamos e inserimos na música. O que não percebemos é que, para conseguir isso, tínhamos que pagar efetivamente os royalties da música às famílias das vítimas. E temos feito isso desde então", declarou, em matéria publicada no site da revista Metal Hammer.
Como era de se esperar, a situação gerou polêmica. "Nosso empresário na época não ficou muito feliz com isso. Houve um pouco de divergência aqui e ali, mas, mesmo com toda a burocracia, Nick [Holmes, vocalista] realmente queria usá-la. Para ser justo, não poderíamos ter usado mais nada daquele documentário, porque era tudo uma loucura de merda".
Seja lá como for, com ou sem polêmica, "Forever Failure" está entre as melhores músicas da carreira do PARADISE LOST, banda que possui uma história muito grande. O capítulo mais recente desta bela história é o excelente "Obsidian", lançado em maio de 2020.
Fonte:Whiplash.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário