Olá caros headbangers, bem-vindos a mais um “A História Por Trás da Canção”, quadro esse onde toda segunda-feira você aprende sobre todo o contexto por trás das letras das músicas de Rock/Metal que tanto amamos.
E hoje falaremos mais uma vez de uma banda que nos dar uma verdadeira aula de história a cada música. Obviamente, estamos falando dos suecos do Sabaton, e especificamente dessa vez, abordaremos sobre uma das principais canções do seu repertório, sendo essa a “Primo Victoria”, lançada no álbum de mesmo nome em 2005, primeiro da carreira do grupo.
Como muitos de vocês devem saber, o Sabaton é uma banda que tem como temática falar de batalha militares históricas que marcaram a humanidade, e podemos dizer que a música que começou toda essa trajetória da banda foi justamente “Primo Victoria”, que fala de um dos momentos mais importantes da humanidade contemporânea, o chamado Dia D na Segunda Guerra Mundial.
Antes de explicar exatamente o que foi o Dia D, vamos explicar o que ocorria na Segunda Guerra Mundial antes do mesmo.
O ano era 1943, e após ter conquistado boa parte da Europa Central e Oriental, a Alemanha Nazista de Hitler agora investia contra a União Soviética, tendo causado bastante estrago a princípio. Mas, na Batalha de Stalingrado, uma das mais sangrentas da Segunda Guerra, os Nazistas caíram diante da resistência e do forte inverno Soviético, tendo ali sido o início da derrocada alemã.
Com isso, a União Soviética de Josef Stalin passou a lutar do lado dos Aliados (Estados Unidos, França e Inglaterra), tendo a partir dali os líderes das quatro nações começado a se articular para retomarem a França, que ainda estava sob o domínio Nazista.
Antes da chamada Operação Overlord, os Aliados executaram a Operação Bodyguard, que foi nada mais, nada menos, do que uma operação falsa para enganar os alemães, fazendo assim parte das tropas Nazistas se deslocarem Calais para se depararem com navios vazios.
Sendo assim, no dia 06 de junho de 1944, se iniciava o chamado Dia D, com mais de 156 mil militares, entre americanos, ingleses, franceses e canadenses, pegando de surpresa as tropas alemães nas praias da Normandia, executando ali uma das maiores operações anfíbias da história.
A batalha durou cerca de dois meses, custando mais de 209 mil vidas de soldados Aliados, tendo no fim de agosto o objetivo sido conquistado. Os Nazistas foram expulsos, e a França voltou a ser dos franceses.
Assim como Stalingrado, o Dia D mudou completamente o rumo da guerra, já que após isso os alemães passaram a ficar apenas na defensiva, fazendo com que os confrontos chegassem aos poucos a ao território alemão, culminando inclusive na Batalha de Berlim em maio de 1945, quando os Russos deram o golpe de misericórdia na Alemanha Nazista.
E como sempre, esse foi apenas um resumo do assunto, caso queiram se aprofundar mais em todos os detalhes do Dia D, recomendo primeiramente este vídeo do canal “Impérios AD”.
E para aqueles que tiverem um inglês fluente, recomendo também o vídeo feito pelo próprio Sabaton no canal “Sabaton History”.
E confiram também a música por si só:
Fonte: Roadie-metal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário