Os metalúrgicos vikings baseados nas Ilhas Faroé do TÝR revelam seu mais recente single, Dragons Never Die. A faixa faz parte do impressionante nono álbum de estúdio completo da banda, Battle Ballads, que tem lançamento marcado para 12 de abril via Metal Blade Records.
Uma vez coroado como “poderoso, heroico e memorável” pela New Noise e elogiado pela Exclaim por “equilibrar habilmente power e death metal” e por aperfeiçoar “a fórmula do metal viking” com Battle Ballads, o TÝR criou um álbum que ressoa com o seu característico som viking metal – um conjunto esmagador e arrebatador de canções ornamentadas clássicas que evocam imagens de cavalos galopantes, espadas se chocando e vitórias duramente conquistadas. Ao mesmo tempo, a banda experimentou novos estilos de escrita e técnicas musicais e criou músicas estruturalmente mais simples, porém mais variadas. Para o fundador e vocalista Heri Joensen, é uma clara ilustração de como ele planeja continuar explorando abordagens diferentes no futuro, mantendo-se fiel ao espírito do poderoso viking metal.
“Conscientemente, decidimos tornar este álbum mais direto, com músicas que são mais fáceis para os ouvintes entenderem de imediato do que algumas coisas em nosso último álbum, ou talvez até em nosso álbum de 2006, Ragnarok, que foi muito progressivo”, diz Joensen. “Com Battle Ballads, há elementos progressivos aqui e ali, mas tentamos manter as músicas baseadas em uma ou duas ideias musicais cada uma, e trabalhar tudo a partir daí. Então, de certa forma, é mais conciso do que nosso último álbum, mas é mais épico por causa dos elementos sinfônicos.”
Não há como escapar da mistura habilmente meticulosa de melodia e selvageria em Battle Ballads. Joensen observa sobre o single Dragons Never Die: “A música começa com um longo crescendo harmônico em bateria e guitarra reminiscente do Deep Purple clássico, depois se transforma em uma jornada melódica inspirada no oriente, com partes de canto sem palavras, indo para um verso ritmicamente simples e marcante sobre um dragão ávido por ouro e um protagonista determinado a derrotá-lo. É um refrão rápido e envolvente. A história do metal avança e culmina em um solo que derrete rostos. Com o último refrão, o protagonista descobre que se tornar rico além da medida só o torna o próximo dragão.”
Assista ao vídeo de Dragons Never Die do TÝR:
Assista aos vídeos anteriormente lançados pelo TÝR para Axes e Hammered:
Por mais que o TÝR desejasse escrever, ensaiar e gravar com uma orquestra, conflitos de agenda tornaram impossível reunir a banda e os músicos clássicos no mesmo local ao mesmo tempo. Então, a banda fez a próxima melhor coisa. Com Joensen no comando, eles escreveram dez poderosas músicas para Battle Ballads e, em seguida, o líder da banda enviou as composições para um colega dinamarquês, Lars Winther, que mora na Inglaterra. Winther adicionou as amostras orquestrais, prestando atenção especial ao tom e tempo das músicas para que os violinos, violas, violoncelos, instrumentos de sopro e metais se complementassem aos instrumentos de rock tradicionais. Quando as amostras estavam todas no lugar, o álbum soava impressionante, mas os tons não estavam perfeitamente misturados. Então, o TÝR enviou o álbum para o experiente produtor Jacob Hansen (Volbeat, The Black Dahlia Murder, Amaranthe) na Dinamarca para realizar a mixagem final.
Battle Ballads apresenta a deslumbrante arte de capa de Gyula Havancsak e será lançado em CD e formatos digitais, bem como em vinil nas seguintes variantes de cor:
Fonte: Rockbrigade.com.br