quarta-feira, 7 de abril de 2021

A HISTÓRIA POR TRÁS DA CANÇÃO #14: IRON MAIDEN – 2 MINUTES TO MIDNIGHT

 


Olá caros headbangers, bem-vindos a mais um episódio do quadro “A História Por Trás da Canção”, onde toda segunda-feira você aprende sobre curiosidades por trás das temáticas das músicas de Rock/Metal que tanto amamos. 

No texto de hoje voltaremos a falar de um dos maiores nomes do metal mundial (senão, o maior), cuja várias músicas de seu repertório tem bastante panos para as mangas nesse quadro, abordando várias temáticas históricas. 

Certamente estamos falando aqui no Iron Maiden, que certamente fez muito headbanger por aí aprender história de uma forma melhor do que aprenderia na escola. 

E especificamente, falaremos hoje de um dos maiores clássicos da Donzela de Ferra, presente no álbum “Powerslave”, lançado em 1984, se tratando da música “2 Minutes To Midnight”. 

Bom, para destrinchar essa música, podemos começar falando sobre o contexto histórico que inspira o título “2 Minutes to Midnight”, que no caso faz uma referência clara ao “Doomsday Clock” (ou “Relógio do Juízo Final, se assim preferir), que no caso é um relógio simbólico criado pela Bulletin of the Atomic Scientists, da Universidade de Chicago, em 1947, que faz uma analogia sobre o quão próximo a humanidade está de uma catástrofe mundial (representada pela marca da ‘meia-noite’) se baseando nas tensões que o mundo vive, sendo esse “relógio” atualizado todos os anos. 


E nessa ocasião específica da música do Iron Maiden, a marca “dois minutos para meia-noite” é referente ao ano de 1953, quando em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética testaram diversos dispositivos termonucleares em um intervalo de 9 meses, sendo esse um dos momentos em que o mundo esteve mais próximo de uma guerra nuclear. 

Esse era até então, a vez que o Relógio do Juízo Final esteve mais próximo da “meia-noite” (lembrando que a música foi lançada em 1984), e acreditem se quiser, esse infeliz recorde foi batido, mas falaremos disso daqui a pouco. 

Voltando a música do Maiden, o título da mesma é mais uma representação daquilo que a letra fala, pois a temática dela não fala apenas especificamente desse momento da história, mas também faz toda uma crítica a todo o “romance da guerra”, em geral, segundo já afirmou o próprio vocalista Bruce Dickinson. 

E antes de finalizarmos, vamos voltar a informação de que a marca de “dois minutos para meia-noite” já foi batida. 

Pois bem, e saibam que esse “recorde” foi batido recentemente, aliás, estamos vivendo ele atualmente. Como se não bastasse o relógio ter retornado para a marca de dois minutos para meia-noite em 2018, e se mantido em 2019, por conta das tensões nucleares entre Estados Unidos e Coreia do Norte, na mais recente atualização feita em 2020, o Relógio do Juízo Final está marcando UM MINUTO E QUARENTA SEGUNDOS para a meia-noite, superando as estimativas de 1953 e 2018. 

A razão para estarmos tão próximos de uma catástrofe mundial é simples, além das seguidas tensões nucleares entre Estados Unidos e Rússia, principalmente após o fim do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, também tiveram as tensões entre Estados Unidos e Irã, além claro, da pandemia da Covid-19. 

Confiram a música traduzida logo abaixo:


Fonte: Roadie-metal.com



Nenhum comentário: