quarta-feira, 7 de abril de 2021

A HISTÓRIA POR TRÁS DA CANÇÃO #15: MOONSPELL – TODOS OS SANTOS


Olá caros headbangers, bem-vindos a mais um “A História Por Trás da Canção”, nosso quadro de toda segunda-feira onde você descobre um pouco sobre o contexto que envolve as músicas de Rock/Metal que tanto amamos.

Hoje, finalmente falaremos de uma música cantada em português, mas que mesmo assim ainda não se trata de uma banda nacional, e sim de um grupo oriundo do país que se encontra no outro lado do Atlântico, responsável por falarmos a língua que falamos hoje em dia.

Certamente, o Moonspell é atualmente o principal nome do metal lusitano, eles são para Portugal o equivalente que o Sepultura é para o Brasil, e em 2017 a banda chamou a atenção após lançar o “1755”, que foi o primeiro álbum do grupo a ter letras completamente em português.

Todo o álbum aborda uma questão histórica referente a Portugal, sendo essa o terremoto que atingiu Lisboa no dia 1º de novembro de 1755, devastando completamente a cidade com uma sequência de tremores, incêndios e tsunami.

Apesar de todo o disco explorar essa temática, falaremos especificamente da musica “Todos Os Santos”, e explicarei o porquê.

Antes de tudo, vejam o lyric vídeo oficial do single e comecem a fazer as suas interpretações.


Bom, lendo a letra e vendo o lyric vídeo, percebe-se que a música vai muito além da temática abordada no “1755”, certo?

Pois bem, comecemos então explicando o título da música “Todos Os Santos”, que é uma referência ao dia que a tragédia em questão aconteceu, pois 1º de novembro é comemorado o feriado do dia de todos os santos. Lembrando aqui que estamos falando do Século XVIII, ou seja, aquela era uma época onde a Igreja Católica tinha uma grande influência na sociedade como um todo, e por conta disso, as ruas e as igrejas de Lisboa estavam lotadas de fiéis no dia da tragédia, o que intensificou o número de mortos.

Com isso, no refrão da música e entoada a frase “Todos os santos não chegaram”. Ou seja, esse é um questionamento as crenças da Igreja, pois o eu-lírico fala que exatamente no feriado do dia de todos os santos, “Todos Os Santos” aparentemente não chegaram em Portugal para impedir que a tragédia matasse milhares de fiéis em Lisboa.

E ao longo de todo o álbum o vocalista Fernando Ribeiro faz diversas cutucadas a Igreja, outro exemplo ocorre na faixa “Evento”, onde há as frases “onde está ele que por nós olhava?”, e “sossega-te, é o fim, e fica quieto porque Deus assim quis”.

Além disso, a letra também pode ser utilizada no contexto dos dias atuais, e o próprio lyric vídeo da música deixa claro ao mostrar a imagem de vários líderes mundiais em meio a um planeta em caos, pois nesse caso os políticos seriam os “santos que não chegaram” para ajudar a sua população, já que os mesmos passam imagens de bonzinhos, quando na verdade só estão ajudando na auto-destruição da sociedade.

Fonte: Roadie-metal.com


Nenhum comentário: