sábado, 23 de novembro de 2019

Lindemann – F & M (2019)


Quando falamos em Lindemann, automaticamente o Rammstein nos vem à mente. O projeto paralelo do vocalista Till Lindemann tem seu próprio sobrenome, não por escolha unânime, mas funcionou.
Juntamente com o produtor e multi-instrumentista sueco Peter Tägtgren, o projeto mostra um lado mais criativo, experimental e, de certa forma, até um pouco mais pesado que o Rammstein.
Em seu primeiro álbum, “Skills In Pills” de 2015, tínhamos faixas interessantes, em um Metal Industrial cantado em inglês, que era o diferencial na época.
Quatro anos depois, a dupla volta com o álbum “F & M” (Frau & Mann), o ponto de partida dessas novas músicas do Lindemann foi uma colaboração entre Lindemann e o Teatro Hamburg Thalia no contexto de uma adaptação moderna do conto de fadas dos Irmãos Grimm “Hänsel & Gretel“, que aborda temas como medo, esperança, pobreza, abundância, canibalismo ou morte.
Para “F & M“, a banda mudou as regras e preferiu gravar tudo em alemão, o que deixa tudo com mais identidade, original e agradável. Além do som tradicional, a dupla também apresenta alguns caminhos desconhecidos e às vezes inesperado
As quatro primeiras faixas são uma aula de Metal Industrial, com guitarras pesadas, a bateria marcante e sintetizadores criando harmonias pegajosas, tudo isso somado a voz grave e inconfundível de Lindemann. A dobradinha “Steh Auf” e “Ich Weiß Es Nicht” são os destaque

Knebel” tem sua base acústica belíssima, antes de explodir em um Metal bastante melódico e épico. Chama atenção também o seu videoclipe, censurado no Youtube, que tem sua versão sem censura circulando por aí na internet. Porém, quem já viu alguns videos do Rammstein vai achar leve.

A partir daqui o álbum tem a pegada desconhecida e inesperada. “Frau & Mann” tem uma pegada influenciada pelo Rockabilly. “Ach So Gern” é influenciada pelo ritmo do Tango, que já é charmoso por si só, mas na voz de Lindemann ganha um charme a mais.
A bela “Schlaf Ein” tem piano e instrumentos clássicos acompanhados de batidas simples da bateria que dão um tom de balada para a faixa. A performance do vocalista é mais um vez digna de elogios.
O peso volta discretamente em “Gummi“, com o tema lírico sendo sensual e fetichista, algo que o vocalista adora falar em suas composições. Musicalmente lembra faixas antigas do Rammstei
Fechando, temos a dançante “Platz Eins“, com sintetizadores comandando a faixa e a belíssima “Wer Weib Das Schon“, com o piano e instrumentos de corda em contraste com a grande performance de Lindemann. Após o segundo refrão a bateria entra dando um peso a mais para a faixa, perfeita para fechar o álbum.
Ao fim da audição, fica um sentimento misturado de satisfação e estranheza. As faixas tradicionais são ótimas e são tudo o que um fã de Metal Industrial quer, porém as outras faixas experimentais podem torcer o nariz de alguns ouvintes, justamente por explorar outros elementos. Mesmo assim, vale a audição.
Não superou o primeiro de forma completa, só em certos momentos, principalmente pela coragem de arriscar, não que os dois precisem provar alguma coisa na cena, mas é legal ver artistas sem medo do desconhecido.
Faixas:01. Steh auf
02. Ich weiß es nicht
03. Allesfresser
04. Blut
05. Knebel
06. Frau & Mann
07. Ach so gern
08. Schlaf ein
09. Gummi
10. Platz Eins
11. Wer weiß das schon
Fonte: Roadie-metal.com

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