Quando falamos em Lindemann, automaticamente o Rammstein nos vem à mente. O projeto paralelo do vocalista Till Lindemann tem seu próprio sobrenome, não por escolha unânime, mas funcionou.
Juntamente com o produtor e multi-instrumentista sueco Peter Tägtgren, o projeto mostra um lado mais criativo, experimental e, de certa forma, até um pouco mais pesado que o Rammstein.
Em seu primeiro álbum, “Skills In Pills” de 2015, tínhamos faixas interessantes, em um Metal Industrial cantado em inglês, que era o diferencial na época.
Quatro anos depois, a dupla volta com o álbum “F & M” (Frau & Mann), o ponto de partida dessas novas músicas do Lindemann foi uma colaboração entre Lindemann e o Teatro Hamburg Thalia no contexto de uma adaptação moderna do conto de fadas dos Irmãos Grimm “Hänsel & Gretel“, que aborda temas como medo, esperança, pobreza, abundância, canibalismo ou morte.
Para “F & M“, a banda mudou as regras e preferiu gravar tudo em alemão, o que deixa tudo com mais identidade, original e agradável. Além do som tradicional, a dupla também apresenta alguns caminhos desconhecidos e às vezes inesperado
As quatro primeiras faixas são uma aula de Metal Industrial, com guitarras pesadas, a bateria marcante e sintetizadores criando harmonias pegajosas, tudo isso somado a voz grave e inconfundível de Lindemann. A dobradinha “Steh Auf” e “Ich Weiß Es Nicht” são os destaque
“Knebel” tem sua base acústica belíssima, antes de explodir em um Metal bastante melódico e épico. Chama atenção também o seu videoclipe, censurado no Youtube, que tem sua versão sem censura circulando por aí na internet. Porém, quem já viu alguns videos do Rammstein vai achar leve.
A partir daqui o álbum tem a pegada desconhecida e inesperada. “Frau & Mann” tem uma pegada influenciada pelo Rockabilly. “Ach So Gern” é influenciada pelo ritmo do Tango, que já é charmoso por si só, mas na voz de Lindemann ganha um charme a mais.
A bela “Schlaf Ein” tem piano e instrumentos clássicos acompanhados de batidas simples da bateria que dão um tom de balada para a faixa. A performance do vocalista é mais um vez digna de elogios.
O peso volta discretamente em “Gummi“, com o tema lírico sendo sensual e fetichista, algo que o vocalista adora falar em suas composições. Musicalmente lembra faixas antigas do Rammstei
Fechando, temos a dançante “Platz Eins“, com sintetizadores comandando a faixa e a belíssima “Wer Weib Das Schon“, com o piano e instrumentos de corda em contraste com a grande performance de Lindemann. Após o segundo refrão a bateria entra dando um peso a mais para a faixa, perfeita para fechar o álbum.
Ao fim da audição, fica um sentimento misturado de satisfação e estranheza. As faixas tradicionais são ótimas e são tudo o que um fã de Metal Industrial quer, porém as outras faixas experimentais podem torcer o nariz de alguns ouvintes, justamente por explorar outros elementos. Mesmo assim, vale a audição.
Não superou o primeiro de forma completa, só em certos momentos, principalmente pela coragem de arriscar, não que os dois precisem provar alguma coisa na cena, mas é legal ver artistas sem medo do desconhecido.
Faixas:01. Steh auf
02. Ich weiß es nicht
03. Allesfresser
04. Blut
05. Knebel
06. Frau & Mann
07. Ach so gern
08. Schlaf ein
09. Gummi
10. Platz Eins
11. Wer weiß das schon
02. Ich weiß es nicht
03. Allesfresser
04. Blut
05. Knebel
06. Frau & Mann
07. Ach so gern
08. Schlaf ein
09. Gummi
10. Platz Eins
11. Wer weiß das schon
Fonte: Roadie-metal.com
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