quarta-feira, 15 de abril de 2020

Há 10 anos: o mundo perdia Peter Steele, a mente por trás do Type O Negative

No dia 14 de abril de 2010, falecia Petrus T. Ratajczyk, mais conhecido como Peter Steele, baixista, vocalista e espinha dorsal do Type O Negative, uma das bandas mais cultuadas da música pesada, com influência gigante na cena gótica.



Peter começou a sua carreira musical com o Carnivore, banda que era pesada e sombria. Anos depois, fundou o Type O Negative, banda de extrema importância para o que viria a ser chamado de gothic metal.

Com sua voz peculiar e sua 2 metros de altura,Peter se tornou um ícone do mundo da música pesada. Infelizmente, faleceu com apenas 48 anos, vítima de problemas cardíacos.


No quarto dia do ano de 1962, nascia Petrus T. Ratajczyk, que ficou mundialmente conhecido anos depois como Peter Steele, baixista, vocalista do Type O Negative, uma das bandas mais cultuadas não só do universo do gothic metal, mas da música pesada em geral.


Apesar de sua banda ser conhecida por ser um dos nomes mais influentes dentro do metal gótico, as raízes de Peter vêm do metal extremo, já que uma de suas bandas anteriores, o Carnivore, misturava influências que iam do doom metal até o thrash metal.

Em qualquer uma de suas bandas, a principal marca registrada sempre foi sua voz extremamente grave, o que tornava a sua presença de palco mais marcante ainda.

Pessoalmente falando, ele chamava a atenção pela sua altura. Peter foi considerado por muito tempo um símbolo sexual, chegando até mesmo a protagonizar um ensaio sensual para a revista feminina PlayGirl. Tempos depois, Peter mostrou chateação por saber que grande parte do público consumidor da revista não era formado por mulheres...


O maior sucesso comercial da carreira de Peter foi "Black No. 1 (Little Miss Scare-All)", single do cássico "Bloody Kisses", que fez com que o gótico chegasse até rádios e emissoras de TV, algo impensável para a época.

O humor ácido dele também era outra característica marcante. Tão marcante que quando o boato da morte de Peter começou a circular, em abril de 2010, muitos acharam que se tratava de uma brincadeira, que aliás, foi feita pelos idos em 2005, quando a notícia da morte do músico foi divulgada no site oficial da banda, o que rapidamente foi desmentido. Porém, infelizmente, naquele 14 de abril, a notícia era verdadeira. Peter, de 48 anos, faleceu naquela data, vítima de problemas cardíacos.

Após muitos anos sendo a trilha sonora da vida de milhões de pessoas com seu vozeirão, Peter se tornou um ídolo imortal.

Fonte: Whiplsh.net

Nenhum comentário: