Olá headbangers, hoje damos sequência a mais um Roadie Metal Cronologia, dessa vez destrinchando toda a discografia de um dos grandes nomes do metal extremo mundial, sendo esse a banda britânica Napalm Death.
Para quem não conhece o tradicional grupo, que foi formado em 1981, é conhecido por ser um dos pioneiros do Grindcore no mundo. Na verdade, é um pouco complicado rotula-los em alguma vertente, pois eles começaram se considerando como Hardcore, tendo depois uma sonoridade mais referente ao Grindcore que conhecemos hoje, e em alguns momentos, adotam uma sonoridade mais típica do Death Metal.
No caso do álbum que iremos falar hoje, o “Fear, Emptiness, Despair”, lançado em 1994, a banda se aproxima mais da sonoridade do Death Metal, apresentando também os riffs fortes e marcados referentes ao Groove Metal (que estava em alta na época).
Antes de começar a falar do álbum em si, vou falar um pouco da minha relação com o Napalm Death, que é de sua grande parte de indiferença, cheguei a ouvir um Greatest Hits deles para finalmente conhece-los há um tempo, mas foi um som que nem fedeu e nem cheirou para mim.
No caso do “Fear, Emptiness, Despair”, a coisa não foi muito diferente, pois apesar de ter riffs bem referentes ao Groove Metal, que é uma das minhas vertentes favoritas do metal, boa parte do álbum soa repetitivo em basicamente tudo.
Apesar do peso, o álbum em sua grande parte tem um ritmo mais cadenciado, se aproximando bem mais do Death Metal (principalmente por conta do gutural de Barney), e se distanciado da rapidez e freneticidade do Grindcore.
Mas obviamente, a sonoridade é a mais suja possível, tanto na questão do vocal quanto do instrumental.
De qualquer forma, a banda cai nos clichês do estilo, e nas repetições da sonoridade, o que acaba deixando o álbum um pouco cansativo, mesmo tendo 38 minutos de duração, mas não deixa de ter um som bastante experimental.
Fonte: Roadie-metal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário