Em homenagem à vida e à música de Ozzy Osbourne, selecionamos aqui dez covers de dez diferentes bandas e estilos de músicas do artista
Tão óbvio quanto creditar a Ozzy Osbourne, ao lado de seus companheiros de Black Sabbath, a criação do heavy metal, é falar da influência dele, de sua carreira e de sua música em outras bandas. Da New Wave Of British Heavy Metal ao power metal, do doom metal ao thrash metal, do death metal ao metalcore, e até no nu metal você achará bandas – mais de uma – que fizeram covers de músicas do Príncipe das Trevas.
Para celebrar a vida e a obra do Madman na ocasião de sua partida para o outro lado, selecionamos dez versões de suas músicas feitas por artistas de diversos gêneros dentro do metal e que servem, mais do que nunca, como uma homenagem e uma representação do quão importante foi o cantor no estilo.
Power metal:
Powerwolf – Bark at the Moon
Um dos maiores representantes da “nova onda do power metal” mundial, os alemães do Powerwolf não podiam ter escolhido música mais emblemática para sua proposta que a faixa-título do terceiro álbum solo de Ozzy e primeiro com Jake E. Lee na guitarra. A versão foi lançada em 2023 como single exclusivamente digital, por ocasião do 75º aniversário do Madman.
Doom metal:
Candlemass – Sabbath Bloody Sabbath
Um dos mais recentemente lançados covers é de uma das mais tradicionais e clássicas bandas de doom metal, gênero que também é tradicionalmente atribuído ao Black Sabbath sua criação, os suecos do Candlemass. A faixa escolhida é a que dá título ao quinto disco da banda inglesa, Sabbath Bloody Sabbath, e está presente no EP Black Star, de 2025.
Black metal:
Cradle of Filth – Mr. Crowley
O Cradle of Filth, conterrâneo britânico de Ozzy e que transita entre o black metal e o metal sinfônico, geralmente unindo ambos, não ficou de fora. Lançada como bônus do álbum Nymphetamine, de 2004, a música Mr. Crowley, do primeiro álbum solo do vocalista, Blizzard Of Ozz, tem arranjo diferente do original de 1980.
Death metal:
Krisiun – Electric Funeral
O representante brasileiro aqui é o Krisiun, uma das bandas brasileiras mais conhecidas mundialmente em se tratando de death metal, e heavy metal no geral. Os gaúchos lançaram, em 2015, o álbum Forged in Fury e nele está presente uma pesada versão de Electric Funeral, do disco Paranoid, segundo registro do Black Sabbath, de 1970.
Heavy metal:
Judas Priest – War Pigs
Outro cover bem recente foi feito pelos quase igualmente lendários ingleses do Judas Priest. Com lançamento exclusivamente digital em single, em 2025, a música War Pigs, que há tempos é usada em playback para abertura dos shows do Judas, ganhou versão oficial com um vídeo no YouTube por ocasião do festival Back to the Beginning, a despedida do Black Sabbath e de Ozzy da música, e consecutivamente de nós todos.
Nu metal:
System of a Down – Snowblind
Os gigantes do nu metal americano também deixaram sua marca – no disco tributo ao Black Sabbath Nativity in Black II: A Tribute to Black Sabbath, lançado no ano 2000. Neste álbum com diversas bandas diferentes, o System of a Down fez uma versão de Snowblind, presente em Vol. 4, quarto registro dos ingleses de 1972.
Thrash metal:
Megadeth – Paranoid
Provavelmente o mais conhecido da lista, o cover de Paranoid do Megadeth foi lançado no EP compilação Hidden Treasures, em 1995. A versão da faixa-título do álbum de 1970 do Black Sabbath ficou muito conhecida, também, pelo erro de gravação no final, quando o baterista Nick Menza continuou tocando após a música terminar e o resto da banda parar – tanto que podemos ouvir a voz de Dave Mustaine chamando a atenção do colega: “Nick! Nick! Nick!” O erro acabou entrando na master final e se tornou emblemático.
Metalcore:
Shadows Fall – Bark at the Moon
Outra banda que fez um cover de Bark at the Moon foi o Shadows Fall, uma das pioneiras do metalcore, no seu sexto álbum de estúdio, Retribution, de 2009. Junto com a versão, os americanos também lançaram um clipe, inspirado no original de Ozzy – na verdade, quase reproduzindo-o ao pé da letra.
Progressive metal:
Opeth – Solitude
Os suecos do Opeth lançaram, em 2014, como faixa bônus do álbum Pale Communion, uma versão ao vivo de Solitude, do disco Master of Reality, terceiro trabalho de estúdio do Black Sabbath, de 1971. A canção foi gravada ao vivo, no ano de 2012, na cidade de Estocolmo (SUE).
Gothic metal:
Moonspell – Mr. Crowley
Outra versão bem diferente, mas bastante condizente com a proposta da banda, foi da banda portuguesa Moonspell para Mr. Crowley, lançada em seu quinto álbum de estúdio, Darkness and Hope, de 2001.
Bônus:
Shaman – No More Tears
Embora não seja um registro oficial, o Shaman, durante a turnê do álbum Ritual e em alguns momentos posteriores, já na tour do disco Reason, em 2004 e 2005, tocou a música No More Tears, do álbum homônimo de 1991, sexto de Ozzy em sua carreira solo. Uma das ocasiões, que pode ser conferida aqui, teve filmagem profissional do festival Ceará Music, em 2004.
Diferentes bandas, diferentes estilos, dos mais antigos e tradicionais, aos mais modernos, uma coisa é certa: nada disso existiria se não surgisse o Príncipe das Trevas, lá atrás, em 1969. Por isso, só podemos deixar aqui o nosso singelo e humilde:
OBRIGADO POR TUDO, OZZY OSBOURNE!
Fonte. roadiecrew.com
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário