Assim como ocorreu na cidade de Porto Alegre, o show do Mayhem que seria realizado na noite desta quarta-feira (22) em Brasília também foi cancelado, porém, o anúncio ocorreu pouco antes da banda norueguesa de black metal subir ao palco. Horas antes a casa de shows havia informado em suas redes sociais que o show "foi autorizado e está CONFIRMADO em Brasília".
Conforme noticiado pelo site Igor Miranda a banda de abertura, Denied Redemption, se apresentou e em seguida André Faria, advogado da produtora, subiu ao palco anunciando o cancelamento. Se a decisão fosse descumprida e o Mayhem se apresentasse, a polícia entraria e prenderia os organizadores do evento.
Confira neste link de vídeo um registro do pronunciamento feito pelo advogado ao público na casa de shows Toinha Brasil.
Segundo o G1 o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Distrito Federal já haviam recomendado a não realização do show, declarando:
"Há evidências de que integrantes e ex-integrantes da banda estão envolvidos com apologias neonazistas, suicídio, canibalismo e assassinato, além de diversos tipos de violências e discriminações, incluindo queima de igrejas, referências à extrema violência, incitação à mutilação, declarações racistas e antissemitas, entre outros", diz a recomendação, assinada por promotores."
Ao responder o contato de veículos de imprensa por e-mail, o Mayhem se pronunciou alegando não tolerar racismo, nazismo, homofobia ou qualquer crime de ódio.
Ruben Barros, CEO da Talent Nation, responsável pela turnê do Mayhem no Brasil, se pronunciou no Instagram na manhã desta quinta-feira, dizendo:
"Outra página foi escrita na história do Mayhem na América Latina. Eu lembro quando começamos a falar com Attila 15 anos atrás, quando ele costumava empresariar a banda. Ainda estamos trabalhando juntos e a banda tem crescido muito desde então. Eles ainda são uma lenda e continuam apresentando músicas únicas para pessoas extremas como nós. Obrigado aos promotores do México, Costa Rica, Chile, Argentina e especialmente do Brasil que trabalharam arduamente e cuidaram de nós em todos os momentos, apesar das circunstâncias, vocês são verdadeiros profissionais. Um grande agradecimento para todos nossos amigos brasileiros também. Obrigado por nos receberem. Nós voltaremos. O passado está vivo…"
Em 2019 o Mayhem lançou "Daemon", seu sexto álbum de estúdio, seguido pelo EP "Atavistic Black Disorder / Kommando" em 2021, que incluiu covers de bandas do punk/hardcore como Discharge, Ramones e Dead Kennedys.
Fonte: Whiplash.net