O Sabaton é a banda mais icônica quando o assunto é a relação entre heavy metal e músicas com temas de guerra. Na canção "Race to the Sea", o grupo sueco aborda a decisão do rei belga Alberto I de inundar seu país para impedir o avanço alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
O assunto aparece no livro "Sabaton – Histórias de Guerra", escrito pelo jornalista musical Gustavo Maiato e editado pela Estética Torta.
"Nesses primeiros meses de movimentações de tropas na Primeira Guerra Mundial, o objetivo da Alemanha era invadir o território da França. Para isso, entretanto, havia a Bélgica no meio do caminho. Apoiado em sua neutralidade, o país comandado pelo Rei Alberto I se viu na necessidade de entrar naquele conflito após se recusar a ceder livre passagem para que o Exército Imperial Alemão chegasse em terras francesas. A música 'Race to the Sea', presente no álbum 'The War to End All Wars' aborda especificamente um acontecimento que decorreu da entrada da Bélgica na guerra e como esse pequeno país lutou com todas suas forças - e de todas as formas possíveis - para manter sua soberania mesmo contra um rival militarmente muito superior. Esse acontecimento foi a decisão de Alberto I de mandar detonar as barragens ao longo do Rio Yser e assim inundar o interior de seu país para atrasar os soldados alemães", diz o texto.
Fonte: Whiplash.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário