Dave Lombardo , um dos bateristas mais influentes, inovadores e prolíficos da música moderna, lançará seu primeiro álbum solo, Rites Of Percussion, em 5 de maio pela Ipecac Recordings. A coleção de 13 faixas, apresentada com o lançamento de hoje de “Journey Of The Host”, é o resultado de uma carreira de 40 anos que viu Lombardo ganhar destaque como co-fundador do Slayer, ganhar dois prêmios Grammy e expandir seu repertório, através dos gêneros. O currículo de Lombardo, nascido em Cuba, inclui passeios com o acrobático Fantomas, liderado por Mike Patton, o reverenciado pela crítica John Zorn, o artista de hip-hop experimental DJ Spooky e os ícones punk ressuscitados Misfits. Sobre a inspiração para fazer o álbum solo, disse Lombardo:
"[Mike] Patton originalmente me deu a ideia já em 1998. Ele me apresentou ao álbum 'Top Percussion' de Tito Puente. Eu já conhecia Tito e fiquei um pouco chocado com o fato de Patton ser tão diversificado musicalmente e de se cercar de músicos com a mesma mentalidade. Isso me inspirou. Eu tive ideias que gravei em fita cassete ao longo dos anos, mas Patton continuou insistindo que eu tinha que fazer um 'álbum de bateria'. Então, a ideia por trás do álbum levou anos para ser feita. Eu só tinha que encontrar o momento certo - para mim - para fazê-lo. Quando a pandemia atingiu, pensei: 'Bem, não posso fazer turnê agora', Comecei imediatamente a trabalhar no disco. Foi uma das melhores experiências que já tive. Eu tinha meu estúdio, toda a minha bateria. Nada estava guardado pela primeira vez! Minha casa se tornou um lugar onde eu podia ser livre e criativo . Por um lado, a parte da turnê do meu sustento foi retirada, mas, por outro, finalmente tive tempo para me educar em diferentes softwares e técnicas de gravação. Foi uma experiência muito educativa e gratificante."
O processo de gravação do álbum tipo trilha sonora tinha um mantra simples: bateria tinha que ser bateria. Mixado no início de 2022 pelo filho de Lombardo, David A. Lombardo, o lançamento autoproduzido apresenta um grande bumbo de concerto, um tímpano, um piano de cauda e um bando de shakers, maracas, gongos chineses e sinfônicos, tambores nativos americanos , congas, timbales, bongôs, batás, blocos de madeira, djembes, ibos, darbukas, octobans, cajóns e címbalos. As pré-encomendas do álbum, que incluem CD, digital e três variantes de vinil: fumaça de charuto padrão, sacrifício de sangue exclusivo para varejo indie e neblina roxa exclusiva de Ipecac, já estão disponíveis.
Dave Lombardo nasceu em Havana, Cuba, mudando-se para Los Angeles quando tinha apenas dois anos de idade. Ele começou a tocar bateria quando adolescente e co-fundou o Slayer (e criou o logotipo da banda) em 1981. A revista Rolling Stone, em sua lista dos “100 maiores bateristas de todos os tempos”, o apelidou de “demônio cubano da velocidade”, baterista moderno, o proclamou “O Rei” e Drummerworld deu a ele o título de “O Poderoso Chefão do contrabaixo”. O currículo impressionante de Lombardo inclui mais de 100 álbuns/ gravações de estúdio e passagens gravadas e ao vivo com Grip Inc., Fantomas, Suicidal Tendencies, Dead Cross, Mr. Bungle, Misfits, DJ Spooky, John Zorn, Testament, e mais recentemente criando a dupla Venamoris, com sua esposa Paula . Lombardo voltou ao Testament no ano passado.
Confira abaixo o primeiro single do álbum Rites Of Percussion, a canção “Journey of the Host”
Fonte: Mundometalbr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário